15/12/06

MOVIMENTO - DEZ + OUTRO


alguns dos participantes na exposição internacional "movimento" na biblioteca se stª maria da feira 2006
grupos (dez + / outro) e elementos de arte circense, multimédia e músicos, do espectáculo de inauguração.

MOVIMENTO - DEZ + OUTRO

O projecto, intitulado MOVIMENTO, juntou os DEZ MAIS com um outro grupo constituído por artistas de diferentes países - o grupo OUTRO - e juntos inauguraram a primeira exposição em 30 de Setembro de 2006, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

A exposição que os DEZ+OUTRO apresentam na actual temporada de 2006/2007, tem na sua génese uma investigação plástica e conceptual sobre o tema do MOVIMENTO, entendendo-o tanto como mudança, como também recuperando o antigo sentido grego de mutação, transformação de qualquer forma ou conceito, intrínseca ou extrínseca à própria natureza do objecto da mudança.

Este colectivo de criadores, que inclui artistas nacionais e internacionais, exprime-se em diferentes áreas, como a pintura, escultura, fotografia, cerâmica, serigrafia, multimédia, dado que os participantes consideram enriquecedor o facto de que coexistam diferentes dimensões expressivas, o que em si só demonstra as diferentes perspectivas, personalidades e culturas que se podem encontrar no ser humano. Estas múltiplas possibilidades de expressão tornam mais fácil a compreensão da diferença e dos vários aspectos da vida.

A escolha do tema resultou de uma reflexão conjunta para que pudesse haver um processo criativo dando coerência às distintas técnicas, estilos e perspectivas dentro da trajectória pessoal de cada participante que estivesse de acordo com o carácter colectivo da exposição. O conceito do Movimento é suficiente amplo para permitir diferentes interpretações e múltiplos sentidos, sem perder o seu objectivo comum, quer o interesse esteja no interior do ser humano ou na sua envolvente física, social ou cultural, dado que este conceito permite uma grande liberdade de investigação e expressão.

No projecto MOVIMENTO foram criados laboratórios nas área de cerâmica, azulejaria, pintura, escultura e yôga, abertos à participação de jovens dos Primeiro, Segundo e Terceiro Ciclos e respectivos professores. Esta iniciativa criou uma dinâmica entre a exposição e os diferentes ateliers e permitiu aos jovens um contacto directo com os processos de criação e com as obras de artistas nacionais e estrangeiros. Dado o grande sucesso e receptividade da iniciativa, o grupo propõem-se manter estes laboratórios no futuro, divulgando-os junto das entidades interessadas.

O motor de todo este MOVIMENTO é a

arte em todas as suas dimensões e estilos, a arte contemporânea de diferentes culturas. O facto de que pessoas de lugares tão distintos de diferentes países possam participar em conjunto é extremamente enriquecedor, tanto para os próprios artistas como para o público destinatário desta apresentação. Estas são coordenadas multiculturais para um projecto colectivo que têm como grande impulso a evolução dentro de um processo criativo, o respeito mútuo e o amor pela criação artística, heterogénea e autónom

a, sem limites de conceitos, sem estatutos, pondo em sintonia diferentes áreas artísticas.

A UNIÃO num mundo em MOVIMENTO.


varios elementos dos grupos encontram-se com luiz soutomayor, um dos patrocinadores da eposição

Sem comentários: